Correspondem a cirurgias vasculares com caráter minimamente invasivo, realizadas através de punção na região da virilha ou braço. Tem como principais vantagens: pequenas incisões, possibilidade de anestesia local, menor risco de sangramento, recuperação mais rápida e possibilidade de tratamento de pacientes de alto risco. Os principais procedimentos realizados são:

Angioplastias e Colocação de Stents

Indicados nos casos de obstrução de um vaso por placa de ateroma. Mais comumente realizados nas artérias carótidas, artérias renais e artérias dos membros inferiores.

Trombólises

Visam a desobstrução de vasos através da infusão de medicamentos que dissolvem os coágulos. Estes medicamentos são injetados por um cateter colocado no segmento a ser tratado. Realizadas mais frequentemente nos casos de Trombose Venosa Profunda (TVP) extensas em pacientes jovens e nos casos de oclusões arteriais agudas.

Implante de Filtro de Veia Cava

Coloca-se um dispositivo (“filtro”) na veia cava inferior, evitando a progressão para o pulmão (embolia pulmonar) de um coágulo formado nas veias das pernas (trombose venosa). Indicado principalmente naqueles pacientes que não podem utilizar anticoagulantes.

Implante de Endopróteses

Utilizadas principalmente para correção dos aneurismas da aorta. Através de pequenas incisões na região da virilha insere-se a endoprótese na aorta, excluindo o aneurisma da circulação e evitando assim sua ruptura, potencialmente fatal.

Embolizações

Procedimentos que visam a oclusão de vasos de determinada região ou órgão. As mais comuns são a embolização uterina (indicada em mulheres com miomas uterinos e que desejam preservar seu útero), embolização de malformações vasculares e tumores do fígado.